Barolo e o Tempo
Barolo - Cascina Fontana
A vendedora de uma enoteca me recomendou o Barolo 2018 Cascina Fontana porque estava pronto. 2018 foi um ano com muita chuva e um longo inverno, talvez por isso o vinho estava com um bom preço. Quando estava para abri-lo, pensei que poderia estar perdendo o momento ideal, ainda era cedo. Cada Barolo tem seu próprio tempo, que não é o mesmo do nosso, não segue nosso querer. Cada vinho é um ser vivo, que evolui no tempo, mas Barolos são quase como seres humanos com toda sua complexidade. Confiei na sugestão e decidi abrir o Barolo de 2018, com apenas 5 anos. Depois de algumas horas aberto ouvi um estouro! E tudo mudou.
Um portal se abre para uma outra dimensão, quase como o portal da praça Vittorio Emanuele. Um caleidoscópio psicodélico, o abrir de horizontes, um novo mundo, um cometa, a abertura dos sentidos. Não serão suficientes para descrevê-lo as cerejas, os morangos, o chocolate ao leite, o esmalte, o fumo e geléia, tudo isso vai por água abaixo, porque o seu conjunto se transforma em algo muito maior. Taninos finos, faltando algum detalhe no paladar. Porém negar a explosão nos sentidos seria uma injustiça.
Porta Alchemica, Villa Palombara. Praça Vitorio Emanuele II, Roma.
Cascina Fontana merece. As uvas que provem de três vinhedos Villero, Mariondino (comune de Castiglione Falletto) e Giachini (comune de la Morra), são vinificadas separadamente com maceração de 40 dias. A fermentação espontânea é feita em tanques de aço e a assemblage dos três vinhos em grandes barris de carvalho de Slavonia de 27 litros, descansando alí por dois anos. O vinho final é transferido para cubas de cimento onde permanece por um ano e por último afina no mínimo 6 meses em garrafa. O vinho contém sulfitos naturalmente, não é filtrado e é produzido sem o uso de produtos químicos adicionais, respeitando a tradição. O Barolo Cascina Fontana pode apresentar sedimento por causa de sua evolução natural e a combinação de todas essas características faz com que o vinho seja ainda melhor. Como será daqui há alguns anos?
Barolos são duplamente temporais evoluindo nos anos e na taça, são multi-dimensionais no espaço/tempo, sendo a combinação espacial do produtor, território e clima que irão interferir no seu tempo. Comprar um Barolo é comprar um momento, abrir um Barolo é a tentativa de controlar o tempo e estar no lugar certo, no tempo certo. Um vinho enigmático. Quem consegue alcançar o instante, um piscar, encontra sua beleza, quem não consegue diz que prefere vinhos frescos e jovens.
A Cascina Fontana consegue gestir muito bem os vinhedos e sua produção, obtendo um vinho limpo, típico e intenso, fez em um ano difícil para vinicultores, um ótimo Barolo. Por isso digo na maior convicção que Barolo é o melhor vinho italiano de uva autóctone.
20/09/2023
Isabelle Tabacchi
sottospiritus@gmail.com