Canova, o Barbaresco de Neive
Barbaresco Canova - Ressia
A Azienda Agricola Ressia tem origem no inicio do século 20 e teve suas práticas vinícolas renovadas com a entrada de Fabrizio Ressia em 1997, trazendo melhorias qualitativas e sustentáveis para a produção. A vinícola situa-se em Neive, região produtora de Barbaresco, é conhecida pelas suas montanhas e possui 20 Menzioni Geografiche Aggiuntive, que atestam a diversidade e excelência do terroir. A Ressia tem se destacado pela busca de técnicas inovadoras que preservam o equilíbrio ecológico, o que permite uma viticultura de baixo impacto ambiental.
Essa semana conheci o Fabrizio, que me fez provar o Barbaresco Canova 2022, nada melhor do que escutar um produtor falando de seu vinho. A MGA Canova de Ressia está em um terreno íngreme de altitude média, 380 metros acima do nível do mar e com exposição ao sul, o que proporciona uma boa incidência de luz durante o dia e favorece uma boa maturação das uvas.
Após a fermentação, o mosto do Nebbiolo de Canova passa por 8 remontagens diárias durante 3 meses, em seguida o envelhecimento é feito em pequenos barris de 10 hl (carvalho francês Allier e fundos de carvalho esloveno) e barris de 1.500 litros por 26 meses. A particularidade desse Barbaresco é o afinamento mais longo, antes de ser engarrafado, o vinho pode ficar até 4 meses em tanques de aço. Fabrizio assim faz o seu blend, resultando principalmente num combinado de equilibrio, harmonia, estrutura e elegância, tudo que um vinho precisa, ou tudo que buscamos em um vinho.
Ressia é conhecida pelos Barbarescos: Barbaresco Riserva Canova 'Serie Oro' e Barbaresco Canova, também produz Langhe Nebbiolo, Langhe, Barbera d’Alba, Dolcetto d’Alba e os brancos Moscato d’Asti e Langhe Favorita. Tive a oportunidade de provar Evien, com Moscato d’Asti vinificado na versão seca. A clarificação desse vinho é feita de forma natural, sem o utilizo de aditivos clarificantes, deixando o vinho limpo, sem resíduos gustativos, e cinquenta por cento de seu afinamento é feito em tonneaux de acácia austríaca. O vinho branco de Moscato d’Asti 2024 é equilibrado e harmônico, a combinação ideal para seu prato aromático de frutos do mar ou aperitivo.
Entretanto, a pérola de Ressia, que eu ainda não tive a oportunidade de provar, é o Barbaresco Riserva Canova 'Serie Oro', proveniente de um vinhedo específico, em um terreno de menor extensão, com menor rendimento e uvas extremamente selecionadas, sendo produzido apenas nas melhores safras.
Portanto, a localização estratégica de Canova permite que as vinhas de Langhe esculpem o potencial do Nebbiolo e de outras castas cultivadas pela propriedade para então serem lapidadas por Fabrizio e sua equipe, refletindo o caráter único da região.
08/03/2025
Isabelle Tabacchi
sottospiritus@gmail.com